Copa freou vendas no varejo em junho

Por Thiago Custodio Biscuola, da RC Consultores

Após ligeira alta em maio, as vendas no comércio varejista, segundo o IBGE, caíram 0,7% em junho frente ao mês anterior na série livre de influências sazonais. Em relação a igual mês de 2013, houve incremento de apenas 0,8%. O varejo ampliado (incorpora as vendas do grupo veículos e motos, partes e peças e do grupo material de construção), por sua vez, declinou 3,6% frente a maio. No ano, o varejo restrito acumula alta de 4,2%, ritmo superior ao verificado no primeiro semestre de 2013 (+ 3,0%). Em 12 meses encerrados em junho, a taxa de crescimento ficou em 4,83%, desacelerando ligeiramente.

O fraco resultado do mês é explicado, em parte, pela Copa do Mundo, que reduziu o número de dias úteis e a quantidade de horas em que o varejo ficou aberto, principalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, desestimulando as pessoas a saírem às compras. Outro fator importante é o firme resfriamento por que tem passado o mercado de trabalho nos últimos meses. A economia brasileira gerou cerca de 189 mil vagas de emprego formal no segundo trimestre deste ano, nível muito inferior ao verificado em igual período de 2012 e 2013, quando foram criadas 477 mil e 392 mil, respectivamente. A queda da confiança, crédito mais restritivo e juros elevados reduziram o ímpeto dos consumidores. O segundo semestre reserva um cenário menos favorável ao varejo. Contudo, o crescimento deste ano tende a ser similar aos 4,3% verificados em 2013.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…