Copom mantém Selic em 7,25% ao ano

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Por decisão unânime o Banco Central manteve ontem a taxa básica de juros em 7,25% ao ano e indicou que não deve alterar essa taxa por “um período de tempo suficientemente prolongado” por entender que “é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear”.

Tudo indica que, depois de dez cortes seguidos, que acumularam uma redução de 5,25 pontos na taxa básica de juros desde agosto de 2011, o Banco Central entenda como “tempo suficiente prolongado” pelo menos o ano de 2013.  Em havendo alguma pressão sobre a inflação, antes de elevar os juros, o mais provável é que o BC utilize medidas macroprudenciais, já testadas no passado, de forma a conter o crédito e reduzir a disponibilidade de liquidez.

Ed.79

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% em fevereiro

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% em fevereiro, na avaliação dessazonalizada contra janeiro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,5%,…

Movimento do Comércio cai 1,0% em fevereiro, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em fevereiro, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017) houve queda de 3,8% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…