Cresce endividamento da China

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A relação endividamento total com o PIB na China chegou a 251% ao final de junho. Apenas nos últimos seis meses essa relação subiu 17 pontos percentuais. Ao longo de todo o ano de 2013 o aumento foi de 20 pontos percentuais. No final do ano passado a proporção dívida/PIB era de 234%. Esse rápido incremento é mais preocupante do que o nível absoluto da dívida. Essa perigosa tendência não mostra sinais de reversão.

Após ter êxito em reanimar o crescimento econômico na esteira da crise financeira mundial em 2008, a China está encontrando dificuldade para eliminar a dependência de sua economia em relação ao crédito. Desde 2007 estima-se que o sistema bancário paralelo chinês, o chamado “shadow banking”, emprestou US$ 4,8 trilhões a empresas com maior risco. É o maior boom de crédito da história. O “shadow banking” cobre uma variedade de entidades com muitas funções de banco tradicional, mas é bem menos monitorado pelas autoridades chinesas e não é aberto à concorrência. Em vez de frear o crédito, o governo permitiu a sua aceleração, devido ao temor de uma redução do crescimento, sobretudo pelo declínio no mercado imobiliário regional. Um dado ainda mais preocupante é que um volume crescente de novos créditos está sendo usado para pagar dívidas antigas. Um ajuste na economia chinesa no próximo ano não deve ser descartado. O cenário para o Brasil em 2015 não deve ser fácil.

Comentários

comentários

Posts relacionados

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…

Inadimplência do consumidor cai 0,8% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a…