Crescimento da demanda por petróleo pode ser menor do que o esperado em 2013

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Em seu relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu para 2013 a estimativa de crescimento da demanda em dez mil barris por dia, a 770 mil bpd. A Opep disse que poderá haver uma redução ainda maior.

O risco de uma recessão na Eurozona, acompanhada por uma restrição do crédito, em particular se a crise das dívidas soberanas se intensificar, e o risco de uma desaceleração em regiões emergentes (como por exemplo a China e a Índia), formam um cenário para uma demanda menor, não só por petróleo, mas por commodities de maneira geral para o próximo ano.

Ed.68

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% em fevereiro

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% em fevereiro, na avaliação dessazonalizada contra janeiro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,5%,…

Movimento do Comércio cai 1,0% em fevereiro, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em fevereiro, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017) houve queda de 3,8% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…