Crescimento da demanda por petróleo pode ser menor do que o esperado em 2013

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Em seu relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu para 2013 a estimativa de crescimento da demanda em dez mil barris por dia, a 770 mil bpd. A Opep disse que poderá haver uma redução ainda maior.

O risco de uma recessão na Eurozona, acompanhada por uma restrição do crédito, em particular se a crise das dívidas soberanas se intensificar, e o risco de uma desaceleração em regiões emergentes (como por exemplo a China e a Índia), formam um cenário para uma demanda menor, não só por petróleo, mas por commodities de maneira geral para o próximo ano.

Ed.68

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…

Movimento do Comércio sobe 2,5% em março, aponta indicador da Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,5% em março, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017) houve queda de 3,5% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…