Crescimento econômico ainda é incerto

Por Marcel Augusto Caparoz, da RC Consultores 

O Banco Central divulgou hoje pela manhã oc de Abril (índice de atividade), com aumento de 0,84% na comparação mensal, surpreendendo parte do mercado, que esperava alta de apenas 0,6%. Os incrementos da indústria de transformação e do varejo em abril contribuíram para a manutenção do ritmo de crescimento da atividade no país, que acumulou alta nos últimos 12 meses de 1,66%.

Os avanços registrados pela indústria e pelo varejo entre março e abril foram fortemente influenciados pelos incentivos dados ao setor automotivo e aos investimentos. Tais estímulos, como desoneração do IPI para automóveis e redução dos juros para aquisição de caminhões e de máquina e equipamentos podem dar fôlego no curto prazo, mas não são capazes de sustentar uma trajetória positiva para a economia no médio prazo. A recente desvalorização cambial pode favorecer a indústria nacional em 2013, porém a consequente alta dos custos dos investimentos será mais um entrave a tão necessária melhora na eficiência produtiva, que já enfrenta graves problemas nas áreas de infraestrutura, tributária, trabalhista dentre outras no Brasil.

Ed.206

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…