Dados indicam deterioração da economia espanhola

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Os depósitos privados nos bancos espanhóis recuaram em julho € 74,2 bilhões, o maior volume de saques das instituições espanholas desde setembro de 1997, segundo informou o BCE. As más notícias vindas de Madri não param por aí. O governo autônomo da Catalunha, uma das regiões mais ricas da Espanha, solicitou € 5 bilhões ao fundo criado para ajudar as regiões com problemas financeiros. Também ontem foi anunciada queda do PIB espanhol de 0,4% no segundo trimestre. Na comparação anual a queda foi de 1,3%.

Com a economia espanhola mostrando poucos sinais de recuperação e com os custos dos empréstimos elevados, o pedido de resgate é um risco cada vez mais possível. Como já afirmamos, a lacuna no processo de resgate é a falta de uma reestruturação efetiva dos passivos existentes, sem o que se torna quase impagável o conjunto das dívidas atuais. O encaminhamento para a solução dessa crise parece ainda estar distante.

Ed.18

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…