Dados indicam deterioração da economia espanhola

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Os depósitos privados nos bancos espanhóis recuaram em julho € 74,2 bilhões, o maior volume de saques das instituições espanholas desde setembro de 1997, segundo informou o BCE. As más notícias vindas de Madri não param por aí. O governo autônomo da Catalunha, uma das regiões mais ricas da Espanha, solicitou € 5 bilhões ao fundo criado para ajudar as regiões com problemas financeiros. Também ontem foi anunciada queda do PIB espanhol de 0,4% no segundo trimestre. Na comparação anual a queda foi de 1,3%.

Com a economia espanhola mostrando poucos sinais de recuperação e com os custos dos empréstimos elevados, o pedido de resgate é um risco cada vez mais possível. Como já afirmamos, a lacuna no processo de resgate é a falta de uma reestruturação efetiva dos passivos existentes, sem o que se torna quase impagável o conjunto das dívidas atuais. O encaminhamento para a solução dessa crise parece ainda estar distante.

Ed.18

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 1,5% em setembro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente ao…

IBC-BR recua 0,38% em agosto e 1,0% no acumulado 12 meses

18 de outubro 2017 – Segundo o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) recuou 0,38% na comparação mensal contra o mês de julho (dados dessazonalizados). Considerando a variação acumulada em 12 meses, o ritmo de queda segue diminuindo: a leitura de agosto apresentou um recuo de 1,0% (após registrar queda de 1,4%…

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…