Desemprego e Medo, duas doenças europeias.

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

O número é recorde: 19 milhões de pessoas estavam desempregadas na zona do euro em fevereiro. A agência de estatísticas da região, a Eurostat, divulgou ontem que a taxa de desemprego foi de 12% em fevereiro. A Áustria apresentou a menor taxa, 4,8%, seguida da Alemanha com 5,4%. Do outro lado, a Grécia, Espanha e Chipre apresentaram taxas de 26,6%, 26,3% e 14% respectivamente.
Embora o número seja recorde, a taxa de desconforto social na eurozona é ainda maior. É um múltiplo do desemprego, pois atinge também os empregados, que temem perder seus empregos. Por outro lado, os orçamentos, não só de Portugal e Espanha, mas também da Itália e França mostram os desequilíbrios da economia da região. Não seria surpresa se as tensões políticas e as incertezas constitucionais na região forcem um ciclo de subidas dos spreads de risco das obrigações emitidas pelos Tesouros desses países. Tudo indica mais turbulência à frente, com reflexos nos comportamentos das bolsas, inclusive a da brasileira, por ter comportamento recente mais colado às europeias do que à americana.

Ed.156

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…