Desemprego e Medo, duas doenças europeias.

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

O número é recorde: 19 milhões de pessoas estavam desempregadas na zona do euro em fevereiro. A agência de estatísticas da região, a Eurostat, divulgou ontem que a taxa de desemprego foi de 12% em fevereiro. A Áustria apresentou a menor taxa, 4,8%, seguida da Alemanha com 5,4%. Do outro lado, a Grécia, Espanha e Chipre apresentaram taxas de 26,6%, 26,3% e 14% respectivamente.
Embora o número seja recorde, a taxa de desconforto social na eurozona é ainda maior. É um múltiplo do desemprego, pois atinge também os empregados, que temem perder seus empregos. Por outro lado, os orçamentos, não só de Portugal e Espanha, mas também da Itália e França mostram os desequilíbrios da economia da região. Não seria surpresa se as tensões políticas e as incertezas constitucionais na região forcem um ciclo de subidas dos spreads de risco das obrigações emitidas pelos Tesouros desses países. Tudo indica mais turbulência à frente, com reflexos nos comportamentos das bolsas, inclusive a da brasileira, por ter comportamento recente mais colado às europeias do que à americana.

Ed.156

Comentários

comentários

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…