Desemprego medido pelo IBGE é o menor para o mês de agosto desde 2002

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A taxa de desemprego em agosto ficou em 5,3% segundo o IBGE, menor nível para esse mês desde o início da série histórica em 2002. Por outro lado, a criação de vagas com carteira assinada caiu pela metade em agosto segundo Caged. Foram criadas 101 mil postos de trabalho, contra 190 mil empregos com carteira assinada em agosto do ano passado. O setor de serviços foi o de melhor desempenho, com geração de 54,3 mil empregos.

O emprego deve seguir estimulado nos próximos meses, mas sem variações excepcionais. É possível que em setembro o número de postos de trabalho com carteira assinada seja maior que o de agosto, mas inferior ao de setembro do ano passado. A evolução do desempenho da geração líquida de empregos nos próximos meses será importante para avaliar as condições do mercado consumidor para 2013.  Importante ressaltar que a demanda por mão de obra em determinados setores têm aumentado os custos das empresas sem a contrapartida do aumento da produtividade.

Ed.34

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…