Dow Jones alcança nível histórico

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Ontem o índice Dow Jones fechou em alta de 0,32% e pela primeira vez superou a barreira dos 15.100 pontos em sua história de 117 anos. Wall Street seguiu a tendência das bolsas mundiais, como Tóquio, que não alcançava nível parecido desde a quebra do Lehman Brothers e a de Frankfurt, que atingiu um recorde histórico. O Índice Bovespa não acompanhou os mercados internacionais  e retornou ao nível dos  55 mil pontos, com queda de 0,83%.

A euforia das bolsas é creditada às boas notícias vindas da Europa, como o resultado melhor do que o esperado da indústria alemã em maço em relação a fevereiro e o leilão bem sucedido de bônus portugueses e gregos. O inesperado corte de juros pelo Banco Central da Austrália, alguns balanços corporativos positivos e o superávit comercial da China também ajudaram a explicar a alta. No entanto, o recuo do ouro e outras commodities revelam aspectos importantes no cenário de 2013 que não devem se ignorados. A frágil retomada da economia mundial está baseada em injeções maciças de dinheiro pelo FED e demais bancos centrais. A volatilidade deve permanecer alta, pois os mercados continuam muito líquidos e com poucas alternativas onde aplicar, alternando o humor entra a euforia e o medo de prejuízos catastróficos.

Ed.181

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…