Economia japonesa recua 3,5% em Setembro

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores 

O Produto Interno Bruto japonês contraiu-se 3,5% entre julho e setembro em relação ao mesmo período de 2011, o que representa a primeira queda em três trimestres e a maior desde março do ano passado. Em relação ao trimestre anterior, o PIB japonês registou uma queda de 0,9 %, segundo dados oficiais.

A economia nipônica teve um crescimento relativamente vigoroso no primeiro semestre, com a produção industrial estimulada pela reconstrução das áreas devastadas pelo terremoto seguido da tsunami de março de 2011, mas a queda da demanda da China e a persistência da crise na Europa afetaram a economia no segundo semestre. As perspectivas para os próximos trimestres não são animadoras em função da disputa territorial do Japão com a China, o que tem provocado boicotes não oficiais a produtos japoneses. Além disso, um impasse com os partidos de oposição para aprovar medidas para a emissão de bônus para financiar o enorme déficit fiscal, pode levar o Japão a enfrentar um abismo fiscal.

Outras economias asiáticas voltadas à exportação, como Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan,  também estão sofrendo com a demanda fraca da China e da Europa. Mais uma região que não deve contribuir para uma melhora do cenário em 2013.

Ed.69

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…