Estoque de crédito no Brasil chega a 51% do PIB

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Banco Central anunciou que o estoque de crédito no Brasil cresceu 1,2% em agosto sobre julho. Com isso, o estoque de crédito chegou a 51% do PIB. Também ontem, o BACEN divulgou que a inadimplência no Brasil (atrasos acima de 90 dias) ficou em média 5,9% em agosto na comparação com julho. A inadimplência das pessoas físicas ficou em 7,9% e das jurídicas 4,1%. A inadimplência no crédito continua elevada, mas relativamente estabilizada. Dados do Banco Central mostram que em julho 22,4% da renda das famílias foi usada para pagar dívidas bancárias. Em julho do ano passado esse número era de 21,5%, e em julho de 2010 de 19,2%.

Esses números mostram o resultado da política do governo de ter o crescimento da economia baseado no consumo e no crédito. Com crédito crescendo mais que a renda, o endividamento tende a aumentar. Aumento do endividamento traz como consequência o crescimento da inadimplência. O crédito em patamar inédito e a inadimplência em alta são fenômenos que merecem atenção.

Ed.38

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…