EUA devem se tornar exportadores de combustível até 2025

 

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Relatório anual da Exxon Mobil de tendências no mercado de petróleo, lançado ontem e acompanhado de perto pelo setor, prevê que a América do Norte vai se tornar exportadora líquida de combustível até 2025 em função do aumento na produção de petróleo e gás e das rápidas melhorias na eficiência do consumo de combustível. Essa previsão reforça estimativas feitas recentemente pala Agência de Informação sobre Energia (EIA) do governo americano.

A previsão de que os EUA e Canadá vão produzir, em poucas décadas, mais petróleo e gás do que consomem, vai trazer uma mudança com ramificações não só geopolíticas, como econômicas. O relatório estima que a demanda global   por combustíveis vai subir 35% de 2010 a 2040, com a maior parte do aumento vindo de países emergentes, como Índia e China.  Atrasos nos investimentos da Petrobras, em função de seu caixa, podem comprometer seu plano estratégico de longo prazo, com implicações para o Brasil.

Ed.88

Comentários

comentários

Posts relacionados

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…

Número de novas empresas sobe 5,1% no 3º trimestre

No 3º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 5,1% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Desta forma, os valores acumulados no ano (janeiro a setembro), quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mantiveram-se positivos, passando de um…

Vendas para o dia das crianças sobem 2,7% em 2017

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2017 as vendas do comércio para o dia das crianças aumentaram 2,7% quando comparadas aos resultados de 2016. Dessa forma, o indicador para data comemorativa tornou a subir após 2 anos consecutivos de queda, quando variou -4,2% em 2016 e -3,4%…