Euro continua a se valorizar

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Ontem o dólar atingiu seu nível mais baixo em relação ao euro desde novembro de 2011, ao ser negociado a US$ 1,359. Hoje a moeda está sendo negociada a US$ 1,355. Ao longo das últimas três semanas, o euro se valorizou 4% em relação ao dólar.

Ao final da reunião de política monetária de ontem, o comunicado do Fed em que reafirma seu compromisso de compra de títulos, mantendo sua política de flexibilização monetária, leva o mercado a acreditar que o dólar ainda vai continuar a se desvalorizar no curto prazo. Essa valorização do euro não ajuda em nada a economia da região. Euro mais valorizado dificulta as exportações, tanto da Alemanha como das demais economias periféricas que necessitam de crescimento para acelerar seus ajustes.

Ed.116

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…