Europa enxerga recessão e BC brasileiro se ajusta ao cenário

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

O Bundesbank, autoridade monetária alemã, cortou a estimativa do PIB para a Alemanha neste ano e no próximo. O carro chefe da Europa pode entrar em recessão durante o inverno europeu. A perspectiva cíclica para a economia da Alemanha piorou e há indícios de queda na atividade econômica no último trimestre de 2012 e no primeiro de 2013. O significado dessa estimativa para toda a zona do Euro não poderia ser mais preocupante. A Europa conta com a força remanescente da Alemanha para absorver desempregados, prover recursos fiscais aos demais parceiros e realizar compras nesses mercados. A Alemanha em recessão não é perspectiva boa para o mundo. O Bundesbank cortou o crescimento da Alemanha em 2013 de 1,6% (junho) para 0,4%. E o crescimento em 2012 de 1,0% para 0,7%.

Aqui, o BC brasileiro anunciou que a taxa básica ficará em 7,25% “por um período prolongado”. A coragem do BC em colocar na ata do COPOM tal projeção reflete menos as condições internas de inflação e PIB, e muito mais o estado de desalento da economia mundial, que está a exigir uma conduta folgada da política monetária do Bacen durante o decorrer de 2013. Estimamos o PIB 2013 do Brasil em apenas 3%, contra a estimativa oficial de 4% a 4,5%.

Ed.85

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…