Exportações brasileiras recuam 5%

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Relatório divulgado ontem pela Organização Mundial do Comércio – OMC – revela que as exportações brasileiras recuaram 5% em 2012. Com US$ 257 bilhões em vendas, o Brasil ficou em 22º lugar entre os maiores exportadores. O ranking é liderado pela China, EUA e Alemanha. A queda das exportações para China foi de 6% e para a Europa houve uma contração de 7,5%.  A participação do Brasil no comércio mundial recuou de 1,4% em 2011 para 1,3 no ano passado.

Entre 2005 e 2012 a média do crescimento das exportações brasileiras foi de 11%, acima da média mundial de 8%, conseqüência da alta das commodities nesse período. A dificuldade da recuperação econômica mundial tem se refletido no declínio dos preços das commodities no último ano, mostrando nossa vulnerabilidade A realidade da perda da competitividade do Brasil vai continuar se expondo. Como alertou o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, “a bonança não é para sempre”.

Ed.162

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…