Forte alta dos estoques mundiais de grãos

Por Paulo Rabello de Castro e Marcel Caparoz, da RC Consultores

Os estoques mundiais de grãos deverão crescer 8% na safra 14/15, de acordo com o levantamento divulgado ontem pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Destaque para Soja em Grão e Milho, cuja alta dos estoques finais serão de respectivamente 28% e 10%. Tal comportamento é explicado pela supersafra de grãos nos EUA, que deverá elevar sua produção de Soja em 16% e manter a já elevada produção do milho.

A influência destes números já são sentidos nas cotações destas commodities. O índice CRB, que contempla uma cesta de diversas commodities, registra queda de 6% em pouco mais de um mês. O preço do milho no mercado internacional já contabiliza redução de 30% desde o final de abril. Este movimento de ajuste nos preços foi potencializado pela redução do programa de estímulos à economia americana. A boa notícia é que a inflação aqui no Brasil terá uma pressão a menos com a queda dos preços dos alimentos. Já a má notícia é que a renda gerada pelo setor agropecuário será menor e as contas do setor externo permanecerão enfraquecidas com um menor saldo comercial.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…