Governo reduz TJLP e prorroga PSI para estimular investimento

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O governo prorrogou o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até 2013, que contará com até R$ 100 bilhões e taxas de juros variando de 3% a 8% ao ano. Também reduziu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 5,5% para 5% ao ano a partir de janeiro.  Para o Ministro Mantega, com essa medida o governo espera elevar em 8% os investimentos, após cinco trimestres de queda. Essa expansão ajudaria o Brasil a crescer 4% em 2013, segundo o Ministro.

É provável que em 2013 a economia brasileira não responda a esses estímulos oficiais com a mesma vivacidade de 2009. A pressão de custos impõe uma nova situação hoje. A indústria de transformação, com queda importante sobre o ano passado, é quem melhor expressa esse aperto geral nos segmentos produtivos.

Ed.84

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…