Indicadores recentes apontam menos produção e mais inflação

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O IPCA-15 acelerou o ritmo em setembro ao registrar uma alta de 0,48%. Em agosto a alta foi de 0,39%. A alta dos preços agrícolas vem pesando nos índices nos últimos meses.  Em setembro o grupo Alimentos e Bebidas subiu 1,08%.

Embora os índices de inflação tendam a ficar um pouco mais pressionados nestes dois próximos meses, o IPCA deve fechar o ano em 5,3%. A atividade mais fraca, como inclusive mostra a arrecadação de tributos federais sobre o lucro das empresas, que caiu neste ano a níveis semelhantes aos de 2009, pode estimular o BACEN a fazer mais um corte nos juros, apesar dessa aceleração da inflação.

Ed.33

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…