Índice RC de Produtos Agrícolas sinaliza pressão sobre preços

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Índice RC de Produtos Agrícolas, que mede a variação dos preços de uma cesta de produtos agrícolas no atacado, apresentou em fevereiro uma alta de 3,2% em relação a janeiro e um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2013. Só nesta última semana a elevação foi de 2,9%, puxado, sobretudo, pelo tomate (33%), feijão (18,35%) e milho (7,6%). É a quarta semana consecutiva de alta nos preços.

Embora os preços agropecuários no atacado iniciassem o ano em queda, sinalizando que a inflação de alimentos ao consumidor pudesse perder força nos meses seguintes, em fevereiro o quadro mudou em função das condições climáticas. Ainda assim, a soja foi a principal responsável pela deflação de janeiro. Se retirarmos a soja do cálculo, a desaceleração do IPA agropecuário seria muito tênue, o que indica que a retração demonstrada pelo índice no atacado demoraria a chegar ao varejo. O grupo alimentação e bebidas no IPCA 15, que chegou a acumular uma alta em torno de 14% em abril de 2013, veio recuando até chegar na última prévia a 6,7%. O resultado do Índice RC de Produtos Agrícolas sinaliza que a forte trajetória de queda observada neste grupo nos últimos meses deve ser interrompida, resultando pressão adicional sobre o IPCA para os próximos meses.

Ed.375

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…