Inflação acima da meta na zona do euro pode por em dúvida novos estímulos à economia

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A Eurostat, agência de estatísticas da Europa, divulgou hoje que o Índice de Preço ao Produtor (PPI) na zona do euro subiu 0,9% no mês de agosto em relação a julho. O acumulado no ano é de 2,7%. O índice foi influenciado pelo aumento dos custos de energia. A elevação do índice de atacado pode pressionar a inflação na zona do euro. O índice ao consumidor em 12 meses até agosto foi de 2,6%, acima da meta de 2% do Banco Central Europeu.

A persistência da alta da inflação pode ser um elemento a mais a convencer alguns membros do BCE, em especial a Alemanha e Holanda, a não realizar novos cortes na taxa básica de juros e até mesmo não concordarem com novos estímulos para a zona do euro, o setor industrial continuará dependente de renúncias fiscais.

Ed.41

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…