Inflação brasileira entre as maiores

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Banco de Compensações Internacionais – BIS – divulgou seu relatório anual com as projeções para a inflação para os vários países que a instituição pesquisa. O relatório projeta a inflação brasileira em 6,3% para este ano. Essa projeção indica a terceira mais elevada inflação entre as grandes economias. A mais elevada é a da Turquia, com taxa de 8,3%, seguida da Rússia com 6,4%. No grupo dos Brics, somente o Brasil e a África do Sul, com 6,2%, terão alta maior dos preços este ano, enquanto o nível permanece estável ou em queda nos outros países.

A RC Consultores projeta a inflação para este ano em 6,4%, índice próximo do teto da meta de 6,5%. O rompimento da meta só não ocorrerá porque os preços administrados continuam represados. Na última sexta-feira o governo de São Paulo autorizou um reajuste médio de 5,29% nos pedágios nas rodovias paulistas. As concessionárias ameaçam entrar na Justiça por considerar o reajuste autorizado, abaixo da inflação, como quebra de contrato. O calendário eleitoral continuará influenciando os reajustes dos preços administrados. Tudo indica que no próximo ano, quando será necessário ajustar esses preços represados, o Brasil continuará liderando o ranking do BIS com uma das maiores inflações.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,5% em julho

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,5% em julho quando comparado a junho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (agosto de 2016…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

PNAD: Rendimentos apresentam leve melhora no 2T17

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), os rendimentos reais dos trabalhadores apresentaram melhora em todas as regiões quando avaliadas os valores acumulados em 4 trimestres. A Região Nordeste registrou a primeira marcação positiva (1,6%), ao lado da região Sudeste (0,1%) e Centro Oeste (0,8%). Em relação ao mesmo período…