Inflação brasileira entre as maiores

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Banco de Compensações Internacionais – BIS – divulgou seu relatório anual com as projeções para a inflação para os vários países que a instituição pesquisa. O relatório projeta a inflação brasileira em 6,3% para este ano. Essa projeção indica a terceira mais elevada inflação entre as grandes economias. A mais elevada é a da Turquia, com taxa de 8,3%, seguida da Rússia com 6,4%. No grupo dos Brics, somente o Brasil e a África do Sul, com 6,2%, terão alta maior dos preços este ano, enquanto o nível permanece estável ou em queda nos outros países.

A RC Consultores projeta a inflação para este ano em 6,4%, índice próximo do teto da meta de 6,5%. O rompimento da meta só não ocorrerá porque os preços administrados continuam represados. Na última sexta-feira o governo de São Paulo autorizou um reajuste médio de 5,29% nos pedágios nas rodovias paulistas. As concessionárias ameaçam entrar na Justiça por considerar o reajuste autorizado, abaixo da inflação, como quebra de contrato. O calendário eleitoral continuará influenciando os reajustes dos preços administrados. Tudo indica que no próximo ano, quando será necessário ajustar esses preços represados, o Brasil continuará liderando o ranking do BIS com uma das maiores inflações.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…