Juros Selic permanecem em 7,25%

Por Fábio Silveira, da RC Consultores

Em reunião encerrada ontem, o COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu pela manutenção da taxa de juros Selic em 7,25% ao ano. Trata-se de decisão correta, apesar da forte pressão inflacionária observada atualmente, motivada sobretudo pelo encarecimento de serviços e de produtos agrícolas no atacado no 4o.Trimestre de 2012.

Para os próximos meses, a expectativa é de que os juros básicos continuem no patamar atual. Isto porque, o previsto aumento dos preços dos combustíveis deverá ser neutralizado pelo menor custo de energia elétrica. Preços agrícolas também começarão a cair, dentro de algum tempo, por conta do presente movimento de declínio das cotações internacionais desses produtos e do início da safra brasileira de grãos. Por outro lado, o desempenho fraco da indústria brasileira deve prosseguir até meados do ano, podendo assim abrir um flanco para que a política monetária volte a ter caráter um pouco mais expansionista.

Ed.107

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…