Juros Selic permanecem em 7,25%

Por Fábio Silveira, da RC Consultores

Em reunião encerrada ontem, o COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu pela manutenção da taxa de juros Selic em 7,25% ao ano. Trata-se de decisão correta, apesar da forte pressão inflacionária observada atualmente, motivada sobretudo pelo encarecimento de serviços e de produtos agrícolas no atacado no 4o.Trimestre de 2012.

Para os próximos meses, a expectativa é de que os juros básicos continuem no patamar atual. Isto porque, o previsto aumento dos preços dos combustíveis deverá ser neutralizado pelo menor custo de energia elétrica. Preços agrícolas também começarão a cair, dentro de algum tempo, por conta do presente movimento de declínio das cotações internacionais desses produtos e do início da safra brasileira de grãos. Por outro lado, o desempenho fraco da indústria brasileira deve prosseguir até meados do ano, podendo assim abrir um flanco para que a política monetária volte a ter caráter um pouco mais expansionista.

Ed.107

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…