Melhora confiança na zona do euro

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Tesouro Italiano colocou hoje € 6,5 bilhões em dívida de médio e longo prazo. A maturidade de 10 anos atingiu “yield” de 4,17%, taxa mais baixa desde outubro de 2010.  Também foram emitidas obrigações de cinco anos com “yield” a 2,94%, inferior aos 3,26% atingido em dezembro.  Esta semana a Itália já emitiu mais de € 20 bilhões em dívida.

O bom momento para a colocação dos títulos soberanos europeus é resultado da política de injeção de liquidez adotada pelos bancos centrais dos países ricos, sobretudo do Fed, BCE, Banco da Inglaterra e Banco do Japão. Aparentemente a melhoria nos mercados financeiros está começando a transmitir-se na confiança dos agentes econômicos, ainda que de forma lenta. O índice de confiança dos executivos e consumidores da zona do euro cresceu de 87,8 em dezembro para 89,2 em janeiro, segundo comunicado divulgado hoje pela Comissão Europeia. Ainda é cedo para sugerir que estamos perante uma recuperação real e vigorosa.

Ed.115

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…