Mercado refaz leitura baixista do PIB 2012 e altista da inflação futura

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

O boletim Focus divulgado nesta semana aponta o recuo gradual das estimativas do mercado quanto ao PIB deste ano. Nesta semana, a média das opiniões ficou em 1,62%, havendo baixado de 1,9%, na aferição de 20 de julho passado. A estimativa do mercado agora converge para a projeção da RC Consultores de 1,5% em 2012. Nas últimas semanas, porém, apareceram indícios de que a política contracíclica do governo federal estaria fazendo um efeito positivo, embora modesto, que permite prever um aumento do PIB na faixa de 2,5 a 3% em 2013. A opinião do mercado sobre o PIB de 2013 está estacionária em 4%, denotando falta de visibilidade dos analistas sobre o futuro um pouco mais distante. De fato, será predominante em 2013 o comportamento do cenário externo. Os bancos centrais das principais economias preparam sua munição de afrouxamento monetário para tentar reanimar o ambiente, que se torna de novo recessivo.

É no campo inflacionário que o Focus traz mais novidade inquietante, ao estimar a inflação 2012, pelo IPCA, encostado em 5,24%, ante 5,2% da semana anterior. A leitura do mercado captura pressões de vários segmentos, especialmente combustíveis e alimentos, que puxarão o índice em setembro e outubro. Por estar bem acima do centro da meta, a inflação projetada estreita a margem do Banco Central em continuar aplicando reduções no juro SELIC. Já a previsão do câmbio continua estacionária na faixa de R$2,00. Mais um sinal da dificuldade de se perceber a tendência predominante.

Ed.26

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…