Nova descoberta no Pré-Sal eleva risco da Petrobras

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A Agência Nacional de Petróleo – ANP – anunciou ontem que novos dados geológicos da área gigante de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, sugerem que este seja o maior campo do país, com o equivalente a dois terços de todas as reservas aprovadas do Brasil. Essa descoberta fez a ANP antecipar o próximo leilão para outubro e determinar que Libra seja a única oferta do pré-sal.

O regime de partilha, criado para o pré-sal, determina que a Petrobras tenha que participar como operadora de Libra com um mínimo de 30%, mesmo que não participe do consórcio vencedor. Também terá que acompanhar o maior preço ofertado, mesmo que não esteja de acordo. A Petrobras, de alguma forma, admite que a compra da refinaria nos EUA, na gestão Gabrielle, por US$ 1,2 bilhão e a construção da Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, em que o custo inicial foi multiplicado por sete, atingindo US$ 17,4 bilhões, foram erros graves de planejamento. Esses investimentos, acompanhado pelo atraso nos reajustes dos derivados de petróleo, acabaram por comprometer o caixa da empresa. A regra do regime de partilha aumenta o risco da Petrobras, em função da sua baixa capacidade de investimento atual.

Ed.192

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…