Novo ICMS deve ficar apenas para 2014

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A reforma do ICMS e do PIS/Cofins, se for aprovada, só entrará em vigor em 2014, anunciou ontem o governo. Segundo o Ministério da Fazenda, a política de desonerações e redução dos impostos na conta de luz torna inviável a minirreforma tributária em 2013.

Estudo elaborado pela Latin Business Chronicles aponta que o Brasil ocupa a última posição no sistema tributário mais atraente para empresas da América Latina. No ranking, o Chile aparece em primeiro lugar. O estudo leva em conta quatro fatores para elaborar o ranking: carga tributária, impostos como porcentagem dos lucros, número de formulários e o tempo gasto para preenchê-los. A carga tributária no Brasil, de 34%, é significativamente maior que a do Chile com 18,5%.  No quesito tempo, na Argentina são necessárias 415 horas por ano para preencher formulários, no Brasil são necessárias 2.600 horas.
O Brasil pode estar perdendo um tempo precioso. Somente uma ação mais profunda na política fiscal, com uma reforma tributária que contemple redução e simplificação dos impostos, pode, de fato, promover a competitividade de que o Brasil tanto precisa, evitando a desindustrialização do país.

Ed.47

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…