O país em seu labirinto

Por Flávio Calife

Sempre que perguntado sobre onde buscava inspiração para suas obras, o laureado escritor colombiano Gabriel García Márquez respondia taxativamente: está tudo lá. Ele se referia ao caos social, político, cultural e econômico com que a América Latina e, em especial, seu país, costumam conviver.

Sua vertente literária, que ficou conhecida como o realismo fantástico, tinha como uma de suas maiores características o interesse em mostrar o irreal ou estranho como algo cotidiano e comum. Um cenário onde fatos absurdos e inacreditáveis fazem parte do dia a dia.

O episódio político grotesco que o Brasil viveu ontem não foge dessa realidade. E as incertezas geradas por ele ainda devem se espalhar por um bom tempo sobre todos os agentes econômicos.

Na obra O general em seu labirinto, Márquez faz uma ficção sobre os últimos dias de vida de Simon Bolívar. O general está beirando a morte, sem amigos, poucos aliados e não é mais amado por todos, como em outros tempos, mas se recusa em se deixar vencer. O Brasil precisa rapidamente encontrar a saída de seu labirinto.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…