Panorama do Varejo e Crédito

A partir deste mês a Boa Vista SCPC em parceira com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) passa a divulgar mensalmente um relatório contendo informações específicas do mercado de crédito e varejo, utilizando exclusivamente indicadores desenvolvidos pelos parceiros.

O “Panorama do varejo e crédito” é um boletim mensal e gratuito que tem como objetivo desenvolver uma análise sintética dos indicadores, contribuindo para o enriquecimento dos diagnósticos de mercado.

No total são onze indicadores divididos inicialmente em três grupos: Demanda e Risco de Crédito; Endividamento e Inadimplência; Consumo e Varejo. No primeiro grupo, será contemplado a análise sobre o comportamento dos consumidores na busca pelo crédito no mercado e o risco representado aos concedentes. No segundo, haverá uma análise detalhada sobre o comportamento do fluxo da inadimplência, além de uma apresentação dos aspectos gerais do endividamento das famílias. No último grupo aprofundar-se-ão as análises dos indicadores de crédito destinados especificamente ao ramo varejista da economia.

O relatório será acompanhado de um quadro resumo dos indicadores apontando o comportamento marginal e a trajetória percorrida ao longo do último ano.

Ao final de todos os meses serão avaliados conjuntamente o comportamento desses indicadores no curto e longo prazo, bem como suas influências sobre os demais indicadores da economia.

Analisados os aspectos gerais dos indicadores, a conclusão do panorama será feita de forma opinativa, levando em consideração a conjuntura econômica, realizando um contraste tanto pelo lado dos consumidores quanto pelo lado dos empresários e apontando possíveis tendências do mercado de crédito e varejo.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 1,5% em setembro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente ao…

IBC-BR recua 0,38% em agosto e 1,0% no acumulado 12 meses

18 de outubro 2017 – Segundo o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) recuou 0,38% na comparação mensal contra o mês de julho (dados dessazonalizados). Considerando a variação acumulada em 12 meses, o ritmo de queda segue diminuindo: a leitura de agosto apresentou um recuo de 1,0% (após registrar queda de 1,4%…

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…