Páscoa antecipa ano difícil para o comércio

Apesar de ser a menos representativa das datas comemorativas, a Páscoa é a primeira grande data do ano para o comércio, e pode servir como um termômetro para as vendas no varejo. Os resultados deste ano antecipam que 2015 não será dos anos mais fáceis para os lojistas. A Boa Vista SCPC acompanha a evolução do movimento do comércio nesta data desde 2008, e em 2015 as vendas na Páscoa apresentaram pela primeira vez recuo em relação ao ano anterior, depois de apresentar crescimento médio superior a 3,5% nos últimos 7 anos.

O humor do consumidor sem dúvida continua sendo a principal explicação para a queda do movimento nesta data. O indicador de confiança do consumidor medida pela FGV no mesmo período do ano passado já estava 4% abaixo da média histórica e em março de 2015 está 22,7% mais baixo do que o mesmo mês do ano passado. A queda da confiança é muito significativa e afeta sobremaneira as decisões de consumo.

É claro que o mau humor está associado à piora da percepção em relação às diversas variáveis que afetam diretamente o dia a dia dos consumidores e suas expectativas sobre o andamento da economia. Mesmo o mercado de trabalho, que parecia intacto, já apresenta sinais claros de resfriamento. O poder de compra deverá cair ainda mais, influenciado pela certeira redução do crescimento da renda e pelo aumento dos preços. As expectativas para a inflação há exatamente um ano eram de 6,51%. No relatório Focus de hoje, as projeções já estão em 8,2%. O câmbio que no ano passado rodeava os R$ 2,45 já se apresenta a R$ 3,25, encarecendo produtos e serviços.

A queda no movimento nesta data acompanha o cenário recente do movimento total do comércio. Se nos últimos 7 anos o setor vinha crescendo a taxas médias superiores a 7,8% ao ano, em 2014 o crescimento não passou de 2,2%, e as expectativas para 2015, já antecipadas pelas vendas nesta data comemorativa, são de um crescimento ainda menor.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…