Páscoa antecipa ano difícil para o comércio

Apesar de ser a menos representativa das datas comemorativas, a Páscoa é a primeira grande data do ano para o comércio, e pode servir como um termômetro para as vendas no varejo. Os resultados deste ano antecipam que 2015 não será dos anos mais fáceis para os lojistas. A Boa Vista SCPC acompanha a evolução do movimento do comércio nesta data desde 2008, e em 2015 as vendas na Páscoa apresentaram pela primeira vez recuo em relação ao ano anterior, depois de apresentar crescimento médio superior a 3,5% nos últimos 7 anos.

O humor do consumidor sem dúvida continua sendo a principal explicação para a queda do movimento nesta data. O indicador de confiança do consumidor medida pela FGV no mesmo período do ano passado já estava 4% abaixo da média histórica e em março de 2015 está 22,7% mais baixo do que o mesmo mês do ano passado. A queda da confiança é muito significativa e afeta sobremaneira as decisões de consumo.

É claro que o mau humor está associado à piora da percepção em relação às diversas variáveis que afetam diretamente o dia a dia dos consumidores e suas expectativas sobre o andamento da economia. Mesmo o mercado de trabalho, que parecia intacto, já apresenta sinais claros de resfriamento. O poder de compra deverá cair ainda mais, influenciado pela certeira redução do crescimento da renda e pelo aumento dos preços. As expectativas para a inflação há exatamente um ano eram de 6,51%. No relatório Focus de hoje, as projeções já estão em 8,2%. O câmbio que no ano passado rodeava os R$ 2,45 já se apresenta a R$ 3,25, encarecendo produtos e serviços.

A queda no movimento nesta data acompanha o cenário recente do movimento total do comércio. Se nos últimos 7 anos o setor vinha crescendo a taxas médias superiores a 7,8% ao ano, em 2014 o crescimento não passou de 2,2%, e as expectativas para 2015, já antecipadas pelas vendas nesta data comemorativa, são de um crescimento ainda menor.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…

Número de novas empresas sobe 5,1% no 3º trimestre

No 3º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 5,1% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Desta forma, os valores acumulados no ano (janeiro a setembro), quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mantiveram-se positivos, passando de um…

Vendas para o dia das crianças sobem 2,7% em 2017

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2017 as vendas do comércio para o dia das crianças aumentaram 2,7% quando comparadas aos resultados de 2016. Dessa forma, o indicador para data comemorativa tornou a subir após 2 anos consecutivos de queda, quando variou -4,2% em 2016 e -3,4%…