Petróleo continua em queda

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Esta é uma semana importante para o mercado de petróleo. Na quinta-feira, a OPEP se reúne em Viena para definir se vai reduzir a produção dos atuais 30,25 milhões de barris por dia para 30 milhões. Embora alguns ministros de países produtores tenham afirmado que não haverá, necessariamente, um corte, a OPEP está muito pressionada pela elevada oferta não só de petróleo, como também, e principalmente, do gás de xisto proveniente dos EUA.

Alguns analistas do mercado do petróleo afirmam que os preços podem cair para 60 dólares por barril se a OPEP não fechar um acordo para um corte significativo de produção. Os contratos de petróleo acumulam uma perda de 40% desde junho, o que tem afetado o orçamento de países exportadores como a Nigéria, Venezuela e Rússia. Se a OPEP baixar a produção para defender sua rentabilidade pode, no curto prazo, sustentar alguma recuperação do preço. Por outro lado, uma eventual corte da produção poderia levar o cartel a perder quota de mercado face às empresas americanas. Na verdade, não só o petróleo tem tido queda de preços, várias commodities agrícolas e minerais têm sofrido redução substancial de valor. A menor procura global do ouro, por exemplo, resultado da perda da atratividade como ativo de refúgio, registrou o menor preço em quatro anos no início deste mês. As quedas acentuadas das commodities é o resultado da diminuição da excessiva liquidez fornecida pelos Bancos Centrais das principais economias, liderados pelos EUA e pela antecipação da expectativa de alta das taxas de juros americanas, que deverá continuar a ter impacto negativo sobre todas as commodities.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…