PIB da zona do euro recua mais do que o esperado

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

De acordo com a Eurostat, a agência de estatística da zona do euro, o PIB do primeiro trimestre na região recuou 0,2% na comparação com o quarto trimestre. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, diminuiu 1%. Embora a Alemanha tenha crescido 0,1% na comparação com o quarto trimestre, não conseguiu evitar o resultado negativo da região. Países importantes tiveram retração do PIB. O da França, por exemplo, recuou 0,2%.

Esses dados divulgados hoje pela manhã apontam a mais longa recessão da história da moeda única. Foi o sexto trimestre consecutivo de contração, e o resultado veio pior do que o esperado. A RC Consultores projeta para este ano um recuo do PIB na zona do euro de 0,4%. O anúncio, também divulgado hoje pela manhã, do Banco Central da Inglaterra de que a economia britânica deverá acelerar 0,5% no segundo trimestre, face aos 0,3% registrados no primeiro trimestre, atenuou o pessimismo do mercado em torno dos dados do PIB da região do euro.

Ed.185

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…