Planalto sinaliza dúvida quanto ao PIB 2013

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

Ao divulgar objetivo de não permitir o PIB crescendo menos do que 2,7% este ano, o Planalto de fato sinaliza a dúvida, cada vez mais patente nas ações de curto prazo do governo, quanto ao resultado da economia produtiva em 2013. Na média de opiniões de especialistas, acompanhada pela pesquisa Focus, a estimativa de expansão do PIB está hoje em 2,93% e vem caindo gradativamente à medida em que se constata um comportamento mais contido do consumo e a lenta reação do investimento. A RC Consultores, desde o início do ano, tem antecipado sua projeção de um crescimento de apenas 2,7% em 2013.

O Banco Central também acompanha a divulgação, hoje, da estimativa de crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2013. Se a taxa ficar bem abaixo de 1%, que o mercado esperava, como 0,8% por exemplo, a projeção do ano como um todo poderá confirmar a queda do ritmo do PIB e, com isso, segurar o aumento da taxa de juros. Assim, ao repetir o último aumento da Selic realizado em abril, de 0,25%, o BC estaria optando por pisar mais devagar no freio do consumo para não derrubar o crescimento do PIB além do politicamente suportável.

Ed.195

Comentários

comentários

Posts relacionados

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…

Número de novas empresas sobe 5,1% no 3º trimestre

No 3º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 5,1% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Desta forma, os valores acumulados no ano (janeiro a setembro), quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mantiveram-se positivos, passando de um…

Vendas para o dia das crianças sobem 2,7% em 2017

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2017 as vendas do comércio para o dia das crianças aumentaram 2,7% quando comparadas aos resultados de 2016. Dessa forma, o indicador para data comemorativa tornou a subir após 2 anos consecutivos de queda, quando variou -4,2% em 2016 e -3,4%…