Primeiro-ministro britânico promete referendo para saída da União Europeia

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O primeiro-ministro britânico David Cameron, em discurso esta manhã, afirmou que vai promover um referendo sobre a continuidade do Reino Unido na União Europeia entre 2015 e 2017, se for reeleito dentro de dois anos. Cameron alertou para os problemas da zona do euro e para a crise de competitividade europeia.

Trata-se de uma resposta às pressões que vêm de dentro do partido conservador para que o Reino Unido abandone em definitivo a União Europeia. Mas o próprio presidente Obama alertou Cameron que, para os EUA, interessa que a Grã-Bretanha continue na União Europeia. Este referendo está longe de ser uma unanimidade. Vários empresários britânicos advertiram contra os resultados catastróficos de um abandono da EU pelo Reino Unido. O futuro referendo deve causar anos de incerteza à economia britânica, não contribuindo em nada para o encaminhamento da crise que passa na Europa.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…