Primeiro trimestre fraco para indústria

Primeiro trimestre fraco para indústria

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

A produção industrial recuou em março 0,5% frente a fevereiro na série livre de influências sazonais. Dentre as 14 regiões pesquisadas, 7 apresentaram retração no referido mês. Destaque negativo para os estados do Rio Grande do Sul (-3,0%) e Paraná (-2,1%). Em relação a Mar13 a indústria registrou queda de 1,0%. O relativo dinamismo nos dois primeiros meses do ano contribuiu para que o índice fechasse o primeiro trimestre com modesta alta de 0,4% frente a igual período de 2013.

Estes dados fazem parte da PIM-PF reformulada que foi divulgada pela primeira vez esta semana. A reformulação metodológica teve como objetivo modernizar as bases do índice, incorporando novos produtos e abandonando outros que perderam espaço ao longo do tempo. A quantidade de itens monitorados passou de 755 na metodologia antiga para 805 na nova versão. Alguns setores ganharam peso na nova ponderação, como a Indústria Extrativa (saiu de 4,96% para 11,2%) e a de Produção de veículos automotores (de 7% para 10,1%). Nesta nova pesquisa a produção industrial cresceu 2,3% no ano passado frente a 2012. Resultado bem acima dos 1,2% observado pela metodologia anterior. Isso não significa que a atual conjuntura adversa foi superada. Com uma base comparativa maior, a indústria em 2014 tende a ter um resultado ainda mais fraco.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…