Queda da confiança sinaliza novas políticas econômicas na Europa

Queda da confiança sinaliza novas políticas econômicas na Europa

Por José Valter Martins de Almeida

O Índice Zew, que mede as expectativas dos investidores e analistas sobre a evolução econômica na Alemanha com seis meses de antecedência, recuou dos 43,2 pontos para 33,1 este mês. A confiança dos investidores alemães caiu em maio pelo quinto mês consecutivo, sinalizando que a ameaça da baixa inflação e do euro forte deverá prejudicar a retomada da zona do euro.

O crescimento econômico mais acelerado na zona do euro provavelmente não será suficiente para impedir que o presidente do BCE, Mario Draghi, flexibilize a política monetária. Nos últimos meses têm surgido notícias negativas sobre problemas nos mercados emergentes. O euro forte e a queda do índice Zew podem sugerir pontos de inversão na taxa de crescimento do PIB da zona do euro. Mesmo com a previsão de que dados desta semana mostrem que a expansão acelerou no primeiro trimestre, Mario Draghi parece estar disposto a ir adiante com medidas como o corte da taxa de juros ou mesmo a injeção de liquidez. A inflação permanece abaixo da meta de 2%. Desde outubro ela é inferior a 1%. A declaração do presidente do BCE na semana passada de que a autoridade está “confortável” para tomar medidas em junho sugere que uma nova resposta política é iminente.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…