Queda da confiança sinaliza novas políticas econômicas na Europa

Queda da confiança sinaliza novas políticas econômicas na Europa

Por José Valter Martins de Almeida

O Índice Zew, que mede as expectativas dos investidores e analistas sobre a evolução econômica na Alemanha com seis meses de antecedência, recuou dos 43,2 pontos para 33,1 este mês. A confiança dos investidores alemães caiu em maio pelo quinto mês consecutivo, sinalizando que a ameaça da baixa inflação e do euro forte deverá prejudicar a retomada da zona do euro.

O crescimento econômico mais acelerado na zona do euro provavelmente não será suficiente para impedir que o presidente do BCE, Mario Draghi, flexibilize a política monetária. Nos últimos meses têm surgido notícias negativas sobre problemas nos mercados emergentes. O euro forte e a queda do índice Zew podem sugerir pontos de inversão na taxa de crescimento do PIB da zona do euro. Mesmo com a previsão de que dados desta semana mostrem que a expansão acelerou no primeiro trimestre, Mario Draghi parece estar disposto a ir adiante com medidas como o corte da taxa de juros ou mesmo a injeção de liquidez. A inflação permanece abaixo da meta de 2%. Desde outubro ela é inferior a 1%. A declaração do presidente do BCE na semana passada de que a autoridade está “confortável” para tomar medidas em junho sugere que uma nova resposta política é iminente.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…