Reajuste de energia em São Paulo projeta inflação no limite

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A partir de hoje os consumidores de energia atendidos pela Eletropaulo, que atende a capital paulista e 24 municípios da região metropolitana, terão suas contas majoradas em média 18,66%. Para residências o reajuste é de 18,06%, enquanto as indústrias terão seus custos de energia elevados em 19,93%. O reajuste poderia ser ainda maior, 22%, não fosse uma decisão da Aneel de parcelar em quatro anos um ajuste nas tarifas em função de cobrança indevida da Eletropaulo com relação à quantidade de cabos inexistentes.

O reajuste da energia da Eletropaulo tem forte impacto no IPCA, na medida em que o peso da região metropolitana de São Paulo no item energia elétrica é de 28%. Embora já fosse esperado o rompimento do teto da meta de inflação para este mês no acumulado em 12 meses, o elevado reajuste da energia pela Eletropaulo pressiona ainda mais o resultado da inflação no ano. No último trimestre sempre há elevação sazonal de preços. Considerando a possibilidade de um reajuste de combustíveis, ou mesmo uma nova subida do câmbio, a inflação pode ultrapassar os 6,5% ao final do ano. Mais um fator sensível na disputa eleitoral.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…