Reajuste de energia em São Paulo projeta inflação no limite

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A partir de hoje os consumidores de energia atendidos pela Eletropaulo, que atende a capital paulista e 24 municípios da região metropolitana, terão suas contas majoradas em média 18,66%. Para residências o reajuste é de 18,06%, enquanto as indústrias terão seus custos de energia elevados em 19,93%. O reajuste poderia ser ainda maior, 22%, não fosse uma decisão da Aneel de parcelar em quatro anos um ajuste nas tarifas em função de cobrança indevida da Eletropaulo com relação à quantidade de cabos inexistentes.

O reajuste da energia da Eletropaulo tem forte impacto no IPCA, na medida em que o peso da região metropolitana de São Paulo no item energia elétrica é de 28%. Embora já fosse esperado o rompimento do teto da meta de inflação para este mês no acumulado em 12 meses, o elevado reajuste da energia pela Eletropaulo pressiona ainda mais o resultado da inflação no ano. No último trimestre sempre há elevação sazonal de preços. Considerando a possibilidade de um reajuste de combustíveis, ou mesmo uma nova subida do câmbio, a inflação pode ultrapassar os 6,5% ao final do ano. Mais um fator sensível na disputa eleitoral.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…