Renda real do trabalhador ainda cresce

Por Marcel Caparoz, da RC Consultores

O Brasil gerou em julho apenas 11,8 mil vagas de emprego formal, segundo dados do CAGED. É o pior resultado do mercado de trabalho desde 1999 e já reflete o baixo dinamismo econômico do País. Mesmo assim, a renda real ainda registra elevação. Segundo o DIEESE, das 340 categorias que negociaram reajustes no primeiro semestre de 2014, 93,2% delas conseguiram reajuste acima da inflação. Em média, o aumento real no primeiro semestre foi de 1,54%.

No entanto, estes reajustes não garantem necessariamente um aumento do poder de compra dos trabalhadores. Itens importantes do dia a dia das famílias têm registrado inflação acumulada em 12 meses muito acima do índice oficial de preços ao consumidor (IPCA), que hoje já se encontra no teto máximo estipulado pelo Banco Central, de 6,5% a.a. A energia elétrica residencial, por exemplo, registra alta de 12,3%; aluguel residencial e condomínio, 10,2% e 7,5%, respectivamente; empregado doméstico (10,1%) e refeição fora do domicílio (9,7%) também estão muito acima do índice geral de inflação. Para as famílias em que estes itens possuem peso significativo no orçamento, a impressão é que a inflação já estourou, e por muito, o teto da meta.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…