Senado aprova revisão da dívida dos estados e municípios

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

O Senado Federal votou nessa semana a redução da dívida dos estados e municípios. Antiga demanda dos entes mais endividados, agora só depende da sanção da presidente Dilma. O projeto prevê a alteração do indexador da dívida dos estados e municípios renegociada com a União. O estoque da dívida passará a ser corrigido pelo IPCA mais 4% ao ano, ou pela taxa básica de juros Selic, prevalecendo a que for menor. Atualmente o indexador é o IGP-DI mais 6% a 9%.

Com a mudança de indexador valendo desde 2013, os endividados querem rever o que teria sido pago “a mais”. A aplicação do novo indexador seria retroativa a janeiro de 2013. Caso o saldo corrigido pelas condições atuais seja maior que com o novo indexador, a União concederá um desconto equivalente à diferença entre os dois. Estados e municípios mais endividados, como o de São Paulo, serão largamente beneficiados. Estimativa preliminar para o município indica uma redução de R$ 26 bilhões do saldo devedor. Tal medida, apesar de aumentar a capacidade de investimentos dos entes federativos, acaba por punir aqueles que se esforçaram para controlar seus gastos e que gerenciaram suas dívidas de maneira sustentável. Além do mais, este benefício não estipula qualquer reversão desses recursos para a melhora da infraestrutura local e dos serviços públicos. O contribuinte continuará pagando seus pesados impostos, cabe saber se seus representantes farão bom uso destes recursos.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…