Setor manufatureiro da China enfrenta problemas

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A China divulgou ontem que o índice de preços ao produtor teve queda de 2,4% em abril, o 14º declínio mensal consecutivo. Os preços dos setores de metais e químicos foram os que mais recuaram. O índice de preços ao consumidor acumula alta de 2,4% em 12 meses até abril.

Embora o PIB da China tenha crescido a um ritmo de 7,7% no primeiro trimestre deste ano, o declínio contínuo do índice de preços ao produtor indica que o excesso de capacidade das indústrias pode ser mais um problema na economia chinesa. Também ontem, o banco central da China informou, em seu relatório trimestral sobre as condições monetárias, que ainda não há bases sólidas para um crescimento econômico estável. Endividamento e prejuízos corporativos crescentes aumentam os riscos da desaceleração do crescimento da China ser maior do que o esperado.

Ed.182

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…