Setor manufatureiro da China enfrenta problemas

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A China divulgou ontem que o índice de preços ao produtor teve queda de 2,4% em abril, o 14º declínio mensal consecutivo. Os preços dos setores de metais e químicos foram os que mais recuaram. O índice de preços ao consumidor acumula alta de 2,4% em 12 meses até abril.

Embora o PIB da China tenha crescido a um ritmo de 7,7% no primeiro trimestre deste ano, o declínio contínuo do índice de preços ao produtor indica que o excesso de capacidade das indústrias pode ser mais um problema na economia chinesa. Também ontem, o banco central da China informou, em seu relatório trimestral sobre as condições monetárias, que ainda não há bases sólidas para um crescimento econômico estável. Endividamento e prejuízos corporativos crescentes aumentam os riscos da desaceleração do crescimento da China ser maior do que o esperado.

Ed.182

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…