Soja puxa safra de grãos em 2015

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deverá crescer 2,5% em 2015 frente à safra colhida neste ano. Segundo dados divulgados hoje pelo IBGE, primeiro levantamento para o próximo ano, a safra de grãos em 2015 foi estimada em 198,3 milhões toneladas contra um total de 193,5 em 2014. Destaque para a soja, para a qual se espera uma alta de 9,0% da produção, sendo 1,5 ponto percentual advindo do aumento da área plantada e o restante dos ganhos de produtividade. A primeira safra do milho, por sua vez, deverá ver sua área plantada recuar e a produção estabilizar frente à safra anterior.

Mesmo em um cenário de elevado estoque global, que contribuiu para que a cotação internacional da soja chegasse a registrar queda no ano de 30,6% no final de setembro, o aumento da expectativa tanto de área plantada como de produção de soja parece caminhar em linha com algumas apostas do mercado. A recuperação parcial do preço nas últimas semanas, responsável por fazer o preço superar novamente o patamar de US$ 10,0 / bushel, foi pautada na expectativa de interferências climáticas nas duas principais safras, a dos EUA e brasileira, que correspondem, respectivamente, a 34% e 30% do total mundial. Tendo em vista o cenário adverso de outras culturas, o direcionamento dos produtores para a soja parece ser induzido pela expectativa de que haja uma recuperação dos preços no futuro.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…