Solução para crise europeia ainda está distante

 

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Após meses de negociações, ministros de Finanças da União Europeia concordaram em dar ao BCE autoridade para supervisionar os bancos da zona do euro e intervir em bancos menores no primeiro sinal de problema. A implementação do Mecanismo Supervisor Bancário Único (SSM) permitirá a recapitalização direta dos bancos da zona do euro pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM), dando um passo adiante na união bancária. A atuação do BCE está de fato prevista para começar em março de 2014. A recapitalização direta dos bancos pelo ESM, portanto, só deve ocorrer depois dessa data.

 

Também ontem foi anunciada a aprovação final para o desembolso de uma tranche de € 49,1 bilhões à Grécia, como parte do segundo pacote de resgate. A liberação dessa tranche foi possível depois da recompra da dívida grega como parte do plano para reduzir a dívida. A redução da dívida helênica com a recompra dos € 30 bilhões está estimada em 11% do PIB.

 

Essas duas decisões são positivas, mas não suficientes. O encaminhamento para a solução da crise europeia passa pela integração fiscal da zona do euro.

 

Ed.90

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…