UE e EUA querem fechar acordo comercial até 2015

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Durante o discurso do estado da União na terça-feira, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou que iria iniciar “negociações para uma parceria no comércio e investimento transatlântico”. Ontem a União Europeia e Estados Unidos, em comunicado conjunto, afirmaram que as negociações devem começar até junho para serem concluídas em dois anos.

As relações transatlânticas já representam metade da produção global e um terço do comércio mundial no valor de €750 bilhões.  O ponto mais importante nesse acordo não será a tarifa. Estados Unidos e União Europeia já são mercados relativamente abertos. A alíquota de importação média é de 3,5% nos EUA e 5,2% na UE. Esse acordo pode estabelecer um padrão, não apenas para o comércio e investimento bilaterais, incluindo regulação, mas também o desenvolvimento de regras comerciais globais. Padrões estabelecidos podem ser uma “barreira” para os produtos dos Brics.  O acordo não será fácil. Para o Brasil, que não tem tido estratégia alguma para a política comercial, seria uma ótima oportunidade para se começar a pensar no assunto.

Ed.123

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…