UE e EUA querem fechar acordo comercial até 2015

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Durante o discurso do estado da União na terça-feira, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou que iria iniciar “negociações para uma parceria no comércio e investimento transatlântico”. Ontem a União Europeia e Estados Unidos, em comunicado conjunto, afirmaram que as negociações devem começar até junho para serem concluídas em dois anos.

As relações transatlânticas já representam metade da produção global e um terço do comércio mundial no valor de €750 bilhões.  O ponto mais importante nesse acordo não será a tarifa. Estados Unidos e União Europeia já são mercados relativamente abertos. A alíquota de importação média é de 3,5% nos EUA e 5,2% na UE. Esse acordo pode estabelecer um padrão, não apenas para o comércio e investimento bilaterais, incluindo regulação, mas também o desenvolvimento de regras comerciais globais. Padrões estabelecidos podem ser uma “barreira” para os produtos dos Brics.  O acordo não será fácil. Para o Brasil, que não tem tido estratégia alguma para a política comercial, seria uma ótima oportunidade para se começar a pensar no assunto.

Ed.123

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…