Varejo registra alta pelo 6º mês consecutivo

Por Thiago Custódio Biscuola, da RC Consultores

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada ontem pelo IBGE trouxe um resultado acima das expectativas do mercado. Na série com ajuste sazonal, em agosto de 2013, foi registrada a 6ª alta consecutiva do índice de volume de vendas no comércio varejista. Houve crescimento de 0,93% frente a julho de 2013. Dentre os segmentos pesquisados, destacou-se a expansão de 7,61% das vendas de material para escritório, informática e comunicação. Na comparação com igual mês de 2012 o índice apresentou alta de 6,23%, revertendo, em parte, a tendência de queda de ritmo observada desde o começo de 2013.

Apesar do bom resultado observado em agosto as vendas do varejo acumulam alta de apenas 3,8% este ano frente a igual período de 2012. Foi o menor crescimento para os oito primeiros meses desde 2003. A inflação elevada, que tem corroído o poder de compra da população emergente, a redução do ritmo de crescimento do crédito à pessoa física e o desaquecimento do mercado de trabalho são as principais razões dessa desaceleração. A RC Consultores projeta uma alta em torno de 4% das vendas em 2013, menos da metade da expansão de 2012 (+ 8,4%). A taxa de crescimento do varejo retornará aos níveis da realidade brasileira, deixando para trás o ritmo chinês.

Ed.293

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…