Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE, indica que houve um recuo de 0,4% no volume de vendas do comércio varejista em fevereiro. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 0,2%. O destaque negativo foi o recuo na atividade de hipermercados e supermercados, que responde por 50% do varejo nacional. As vendas de alimentos e bebidas caíram 2,1% na comparação com o mesmo mês de 2012. O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, teve queda de 0,7%. As vendas de veículos recuaram 1,7%.

Os dados da pesquisa mostram que todos os ramos do comércio tiveram desempenho negativo, o que marca a tendência de desaceleração nas vendas. O modelo de alto consumo para alavancar o PIB dá sinal de esgotamento. Sem a urgente elevação da taxa de investimento continuaremos discutindo quais medidas precisam ser tomadas para ver em quantos décimos o nosso “pibinho” pode crescer.

Ed.163