Vendas no varejo recuam na Alemanha

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores
As vendas no varejo na Alemanha recuaram 2,8% em setembro ante o mês anterior e 0,8% na comparação anual.  Essa queda, maior que a esperada, afetou as esperanças de que o consumo privado poderia compensar o impacto da crise da zona do euro sobre a atividade exportadora alemã.

Esse é mais um indicador que mostra uma desaceleração, não só na zona do euro, como de resto em vários países de outros continentes.  Não há sinais que em 2013 esse cenário seja revertido.

 Ed.81

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…

Movimento do Comércio sobe 2,5% em março, aponta indicador da Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,5% em março, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017) houve queda de 3,5% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…