Vendas no varejo recuam na Alemanha

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores
As vendas no varejo na Alemanha recuaram 2,8% em setembro ante o mês anterior e 0,8% na comparação anual.  Essa queda, maior que a esperada, afetou as esperanças de que o consumo privado poderia compensar o impacto da crise da zona do euro sobre a atividade exportadora alemã.

Esse é mais um indicador que mostra uma desaceleração, não só na zona do euro, como de resto em vários países de outros continentes.  Não há sinais que em 2013 esse cenário seja revertido.

 Ed.81

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…

Recuperação de crédito cai 1,7% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,7% na variação acumulada em 12 meses (agosto de 2016 até julho de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou queda de 6,4% contra o mês…