Boa Vista Serviços conquista certificação de maturidade em Gestão, Governança e Qualidade de Dados

Feito inédito no Brasil é alcançado pela Boa Vista Serviços, que tem como premissa gerenciar os seus dados como um ativo estratégico, seguindo as melhores práticas de gestão de dados existentes no mercado mundial

 

A Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção do Crédito), é a primeira empresa do Hemisfério Sul a conquistar a certificação de Maturidade em Gestão, Governança e Qualidade de Dados, concedida pela DAMA (Data Management Association), com o apoio da Data Project Consultoria.

Com a obtenção deste certificado, a Boa Vista confirma que tem implantado adequadamente, na sua gestão de Dados, o conteúdo das melhores práticas em Gestão e Governança de Dados contidas na publicação DAMA-DMBOK (Guia para o Corpo de Conhecimento em Gestão de Dados).

“A escolha pela implementação do DMBOK ocorreu pelo fato destas melhores práticas aportarem uma visão completa do ciclo de vida do dado na organização. Feito que vai ao encontro dos objetivos da empresa: ter por meio de gestão estratégica o dado tratado como um ativo e fator de diferenciação de serviços ao cliente”, explica Mario Faria, Chief Data Officer da Boa Vista.

Segundo Rossano Soares Tavares, sócio-diretor da Data Project Consultoria e presidente do Capítulo Brasil da DAMA, neste período a Boa Vista implantou Governança e Qualidade de Dados, Gestão da Arquitetura de Dados, Desenvolvimento de Dados e Gestão de Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI).

A Boa Vista concluirá as próximas etapas do DMBOK nos próximos meses. “Ao final, o programa terá trabalhado com dez áreas de inteligência do DAMA-DMBOK, e a Boa Vista terá um grau ainda maior de excelência e Maturidade”, complementa Tavares.

Com o encerramento das atuais etapas de implementação do DMBOK, a Boa Vista já começa a identificar melhorias significativas. “Entre as quais, funções, papéis e atividades bem definidos; processos estruturados; políticas e manuais de gestão em publicação; e, por fim, aperfeiçoamento da comunicação e maior integração entre as áreas”, complementa o gerente de Área de Arquitetura de Dados da Boa Vista, Célio de Figueiredo Baião Júnior.

“Com a implantação destas melhores práticas, a Boa Vista concretiza o seu modelo de governança de dados. Com isso, se diferencia cada vez mais no mercado em relação à qualidade dos seus dados”, explica Ronaldo Sachetto, superintendente de Governança e Qualidade de Dados da Boa Vista.

O selo e norma
O objetivo do selo e da norma Maturidade em Gestão, Governança e Qualidade de Dados é prover para as empresas estrutura de avaliação que permita o aprimoramento contínuo da gestão dos seus ativos de dados. O aprimoramento se dará por meio da aplicação permanente das melhores práticas em Gestão, Governança e Qualidade de Dados contidas no DAMA-DMBOK. O selo e norma são aplicáveis às áreas de Negócios e Tecnologia da Informação de todas as empresas, não importando o porte, quantidade de funcionários, faturamento, ramo de atividade e forma jurídica.

Sobre a Boa Vista Serviços
A Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), coloca ao seu alcance as melhores soluções para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É a única empresa do segmento de serviços de informações comerciais com controle nacional. São mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas e mais de 42 milhões de registros de transações.
A empresa também se destaca no mercado pela inovação e pelo contínuo investimento em tecnologia, além de sua capilaridade nacional conquistada por meio de parceria com mais de 2,2 mil entidades de classe, distribuidores, revendedores autorizados e escritórios regionais.
Com sua ampla oferta de soluções para todos os segmentos da economia, a Boa Vista também possui serviços e soluções que ajudam o brasileiro a cuidar bem do seu nome, prevenindo-se contra fraudes e a usar o crédito de forma sustentável. A Boa Vista Consumidor Positivo é uma vertical da empresa que possui serviços voltados exclusivamente para o consumidor, como a campanha “Acertando suas Contas”, maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País, o serviço de utilidade pública “SOS Cheques e Documentos”, que aumenta a prevenção contra fraudes, o serviço “Consulta de Débito” e diversas iniciativas de Educação Financeira.
A Boa Vista também apoia a efetiva implantação do Cadastro Positivo no país, contribuindo para que mais brasileiros tenham acesso ao crédito e os diferentes segmentos tracem suas estratégias de negócio a partir de uma melhor compreensão dos consumidores no mercado brasileiro.

Sobre a DAMA
Criada em 1980, nos Estados Unidos, a DAMA (Data Management Association) é a maior organização profissional neutra da indústria da Gestão de Dados, cujo objetivo é promover os conceitos e práticas de gestão de recursos de dados e informações. Atualmente a DAMA possui cinco mil membros associados e 60 capítulos em 22 países.

Sobre a Data Project Consultoria
É uma empresa orientada ao negócio de seus clientes e para isso presta serviços nas áreas de gestão de projetos, gestão empresarial, preparação para certificações ISO 9001, 27000 e 8000, treinamento para capacitação e certificação em projetos PMI-PMP e CAPM. É ainda a empresa fundadora da DAMA (Data Management Association) para o Brasil, para fomentar o conhecimento da governança de dados e da utilização das melhores práticas no país.

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