Projeto faz parte do plano de expansão e diversificação de serviços da empresa, a primeira do setor a usar essa tecnologia no Brasil.

A Boa Vista Serviços, empresa de informações para apoio a decisão de crédito e de negócios, e a IBM Brasil acabam de fechar uma parceria estratégica de longo prazo, que inicia com a implementação de um equipamento adicional para sua central de processamento, o zEnterprise EC12, a última geração de mainframes da IBM. A Boa Vista é a primeira empresa em seu setor a utilizar essa tecnologia no Brasil, e o projeto envolve também um storage DS8870, além de um sistema de backup baseado no Hydra.

“O investimento no novo mainframe faz parte do nosso plano de expansão e diversificação e está alinhado com a nossa estratégia de gerar inovação contínua e oferecer crescentes níveis de processamento aos nossos clientes”, afirma Dorival Dourado, presidente da Boa Vista, ressaltando que nos últimos dois anos a empresa cresceu a taxas acima do mercado em que atua. “Complementando nossos outros investimentos em tecnologia, processos e pessoas, o zEC12 amplia nossa eficiência operacional, garante a nossa liderança em modelos e ferramentas analíticas para apoio à decisão e expande nosso potencial de prover soluções e serviços a um mercado cada vez mais exigente”, destaca Dourado.

A nova tecnologia oferece suporte para análises operacionais que auxiliam as empresas a filtrar de forma eficiente grandes volumes de dados, transformando-os em informações valiosas na estratégia de negócios e gerando vantagem competitiva. A Boa Vista já apoia mais de 7 milhões de decisões de negócio por dia, o que exige enorme capacidade e velocidade de processamento e disponibilidade. Com a efetiva disseminação do Cadastro Positivo – base de dados sobre adimplência dos consumidores e empresas – as exigências serão muito maiores. Contando com a nova infraestrutura, a Boa Vista está preparada para garantir os recursos tecnológicos necessários para apoiar seus clientes nesse novo contexto de negócio, com absoluta segurança, qualidade e flexibilidade.

A Boa Vista Serviços atua em todo o território nacional, centralizando uma rede de mais de 2,2 mil entidades representativas do comércio. A riqueza de informações de seu banco de dados permite à Boa Vista oferecer soluções diferenciadas para auxiliar cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos, em todos os segmentos da economia, a tomar sempre as melhores decisões em todas as etapas do ciclo de negócio.

Resultado de um investimento de mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento da divisão de sistemas e tecnologia da IBM, o zEC12 é um dos sistemas mais seguros do mercado, com características incorporadas para cumprir requisitos de segurança em conformidade com diferentes setores. Com 25% a mais de desempenho por núcleo e 50% a mais de capacidade total de sistema – consumindo a mesma quantidade de energia que seu antecessor –, o sistema pode ser utilizado para uma grande variedade de workloads, incluindo o ambiente de nuvem híbrida.