Grupo inclui empresas do setor elétrico e de comunicação; recurso exclusivo no site www.certificadoboavista.com.br permite verificar a validade do certificado em poucos segundos

Perto de 280 mil certificados digitais foram emitidos há três anos, entre outubro e dezembro de 2010, de acordo com dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), principalmente para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Deste universo, todos aqueles com validade de três anos necessitam ser reemitidos, sob o risco de as empresas ficarem impedidas de continuar assinando suas notas fiscais eletrônicas.

Para que as empresas evitem este contratempo, a Boa Vista Certificadora Digital, vinculada à Boa Vista Serviços, alerta para a observação do prazo de validade dos certificados digitais, principalmente aquelas dos segmentos de geração de energia elétrica, atividades de rádio, de televisão aberta, agências de notícias, portais e provedores de conteúdo, dentre outras, inclusas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) que passaram emitir NF-e em dezembro de 2010 (veja abaixo a tabela completa).

Para facilitar a vida dos usuários de certificados digitais, a Boa Vista disponibiliza em seu site uma ferramenta que permite verificar rapidamente a validade do certificado digital. Basta conectá-lo a uma máquina, esteja ele armazenado em token ou cartão se não estiver instalado no próprio computador, e independentemente da empresa e Autoridade Certificadora que o emitiu, o recurso informará a sua data de validade. Basta acessar http://www.certificadoboavista.com.br/Home-Teste-seu-Certificado/D122 e seguir os passos.

A Boa Vista Certificadora Digital busca facilitar o dia a dia das empresas que precisam de agilidade na obtenção de seu certificado digital para a assinatura de suas NF-es, com entrega do certificado ativo, pronto para uso imediatamente após a validação presencial, concluída em aproximadamente 30 minutos.

Essa rapidez que permite o uso imediato evita interrupção nos processos de emissão de Notas Fiscais do cliente. “É de suma importância que as empresas estejam atentas às datas em que adquiriram os certificados para não ficarem impedidas de emitir suas notas, o que pode representar perda de faturamento”, alerta Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços.

Para a emissão de NF-e a Boa Vista recomenda um certificado digital específico para essa finalidade. Esta medida assegura que o responsável pela emissão das notas não poderá atuar como preposto da empresa para quaisquer outras finalidades. O certificado digital é um documento eletrônico que identifica seguramente pessoas, empresas, sistemas e informações do mundo digital. Com validade jurídica, garante proteção às transações online e à troca virtual de documentos, mensagens e dados.

A aquisição do certificado digital pode ser feita pelo www.certificadoboavista.com.br. Neste portal, é possível comprar o certificado, agendar o melhor dia e horário para a validação presencial e ainda obter suporte técnico por meio de chat, se necessário. Ao fazer a compra de um certificado digital Boa Vista, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial. Comparecendo ao ponto de atendimento na data agendada, munido dos documentos obrigatórios, já sai com o certificado pronto para ser utilizado de imediato.

Para a comodidade dos clientes, a Boa Vista disponibiliza 10 pontos de atendimento na capital paulista e soma no estado de São Paulo cerca de 100 endereços. Há também pontos de atendimento nos estados de Bahia, Ceará, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí e Rondônia. Os endereços dos pontos de atendimento estão disponíveis no website www.certificadoboavista.com.br.