Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e justa o bom e o mau pagador, e comprova a capacidade de crédito. Já 14% consideram o Cadastro Positivo como um auxílio na organização das contas, regularização dos débitos e a ter o nome limpo, enquanto outros 14% dizem não saber do que se trata ou mesmo que não ajuda financeiramente.

Para consumidores negativados (20%) e não negativados (18%), o Cadastro Positivo oferece a garantia de que são bons pagadores em qualquer situação, quando questionados sobre o modo como podem vir a usufruir deste banco de dados. Por outro lado, 15% dos não negativados, também entrevistados pela Boa Vista, afirmam que de fato ajuda no planejamento financeiro, enquanto para outros 15% dos que estão com o nome sujo, contribui na organização da vida financeira, já que concentra informações de contas devidamente pagas. A imagem abaixo contém o detalhamento:

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Quando estimulados sobre os benefícios do Cadastro Positivo, a diferença é clara entre os dois perfis avaliados. Para 39% dos consumidores negativados, o benefício mais relevante do Cadastro Positivo é o de demonstrar que a dívida foi um imprevisto, quando comparada aos demais compromissos que já honraram. Já para os não negativados, 27% deles, o Cadastro Positivo é uma oportunidade de manter o crédito ativo no mercado.

A pesquisa também fez um teste de conceito sobre o termo Cadastro Positivo. De modo geral, 76% dos consumidores declararam já ter ouvido falar a respeito. Entre os consumidores não negativados, 77% dizem já ter ouvido falar sobre o assunto, contra 74% dos negativados.

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Perfil dos respondentes

62% dos entrevistados na pesquisa da Boa Vista SCPC possuem entre 31 a 50 anos. A maioria é casada e economicamente ativa.

Metodologia

Pesquisa online realizada com 621 consumidores, dentre as pessoas que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), entre os meses de maio de junho. O seu objetivo foi medir o entendimento do consumidor sobre o conceito do Cadastro Positivo e como espera se beneficiar deste serviço. Para leitura dos resultados, deve-se considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

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