Iniciativa promove o debate sobre risco de crédito e gestão de clientes nas empresas; no evento serão apresentados indicadores de crédito exclusivos do Estado e da capital pernambucana

Pioneira no desenvolvimento de ações que promovem a sustentabilidade do crédito, a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), realiza em Recife-PE, no próximo dia 2 de setembro, a Caravana do Crédito. A iniciativa inédita, lançada em julho na cidade de Blumenau-SC, leva agora ao Recife o debate sobre gestão de crédito, risco e relacionamento com consumidores, apresentando conceitos e melhores práticas adotadas por importantes empresas de vários ramos de atividade, como Geraldo Araújo Tecidos, Banco Gerador e Lojas Riachuelo.

A programação da Caravana do Crédito no Recife inclui a apresentação de indicadores exclusivos de inadimplência e recuperação da capital e do Estado de Pernambuco, com base em dados administrados pela Boa Vista Serviços. De acordo com o indicador da Boa Vista Serviços, a inadimplência na região Nordeste aumentou 6,2% em julho e registrou alta de 5,9% no resultado acumulado em 2013. São indicadores importantes, tanto para o comércio quanto para a indústria, para o entendimento do cenário de crédito por parte das empresas, e contribuem para que suas estratégias de risco e de relacionamento com consumidores estejam alinhadas ao cenário local e nacional.

Para Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, o objetivo da Caravana é ajudar a promover o crescimento do crédito de forma equilibrada, beneficiando dessa forma empresas e consumidores. Inteiramente gratuito, mas com número de vagas limitado, o evento é uma ótima oportunidade para que os empresários do Recife e região conheçam as melhores práticas para a gestão do risco de crédito adotadas por empresas de abrangência regional e nacional.

A significativa expansão do crédito nos últimos anos, passando de 34% para 54% do PIB (Produto Interno Bruto), tornou concessão de crédito um tema central para as empresas, segundo Dorival Dourado. “Fazer a melhor gestão do crédito, em suas mais variadas formas, de maneira  sustentável, é fundamental para o sucesso das empresas, e, nesse contexto, vão ganhar mais aquelas que melhor souberem gerir seu risco com mais eficiência”, afirma o executivo. Para ajudá-las neste sentido, a Caravana do Crédito, lançada com muito êxito em Blumenau, leva às cidades participantes as tendências e as melhores práticas que importantes empresas têm adotado para gerenciar cada vez melhor seu risco de crédito.

A Caravana do Crédito terá ainda uma palestra sobre “Inovação na Gestão de Risco” com Fernando Manfio, autor do livro “O risco nosso de cada dia”. Victor Loyola, executivo com larga experiência em gerenciamento de risco nos segmentos financeiro, de consumo e cartões de crédito, no Brasil e no exterior, também estará presente com a palestra “Como fazer mais negócios com segurança”.

Compromisso com o sistema de crédito sustentável

Entender o cenário de crédito e adequar suas decisões de negócio nesse contexto é, muitas vezes, o segredo do crescimento seguro que as empresas tanto almejam.

A Caravana do Crédito reitera o compromisso da Boa Vista com o pioneirismo, a inovação e a defesa de um sistema de crédito sólido, saudável e sustentável. Quando foi criado o Acertando suas Contas, hoje a maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito e da educação financeira entre consumidores brasileiros, não havia uma ação semelhante no país. Trata-se de uma iniciativa que mobiliza consumidores e credores em um ambiente de acordos e de planejamento financeiro. E com o grande sucesso do programa, agora o empresariado brasileiro terá mais informações sobre como lidar bem com o crédito, apoiando-se em informações e ferramentas para decisão em todas as etapas do ciclo de crédito.

 

Caravana do Crédito no Recife/PE

Realização: Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)

Data: 02/09/13 (segunda-feira)

Horário: 17h30 às 22h30

Local: Hotel Transamérica Prestige

Endereço: Avenida da Boa Viagem, 420, Boa Viagem - Recife - PE

Evento gratuito. Vagas limitadas.

Mais informações: [email protected]